PROUNI 2020: Inscrições, Data, Cursos, Calendário, Vagas

O Prouni 2020 é um importante programa do Governo Federal que dá bolsas de 50 e 100% para alunos de baixa renda comprovada, estudarem em uma instituição de ensino superior privada. Sendo assim, vem conferir este post sobre o Prouni 2020 até o final para ficar por dentro de todas as mais relevantes informações sobre.

Prouni 2020
Prouni 2020

Como é de conhecimento de todos, a concorrência nas instituições privadas é muito grande, e a maioria dos estudantes aprovados fizeram ensino médio em boas escolas particulares ou tiveram acesso a cursinhos pré-vestibulares pagos, isso limitava o acesso ao ensino superior dos estudantes de baixa renda, claro que não são todos os casos, mas estamos falando de uma maioria considerável no país.

Confira também:

Prouni 2020

Portanto esse programa veio para dar oportunidades para esses estudantes, que não conseguiram acesso às instituições públicas e não podem pagar pelo ensino privado. São 2 tipos de bolsas, a integral, para estudantes que comprovem renda bruta mensal de até 1,5 mínimo por pessoa, e a bolsa parcial de 50% para estudantes que comprovem renda bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para se candidatar às bolsas, o estudante tem que comprovar ter estudado o ensino médio em escola pública, ou ter tido acesso de bolsa de 100% no caso de tê-lo realizado em escola particular, ou ser pessoa com deficiência, ser professor da rede pública de ensino, no exercício do magistério.

Prouni 2020
Prouni 2020

Prouni inscrições 2020

É obrigatório que o estudante tenha feito o Enem do ano anterior, no caso de 2019, e que tenha tido média de 450 pontos nas médias das notas das provas, e não ter zerado a redação. As inscrições são realizadas, exclusivamente, pela portal do programa na internet com os dados de acesso da sua participação do Enem.

O período para inscrição costuma ser nos primeiros dias de janeiro e julho, portanto, fique atento, as datas só serão conhecidas após o ENEM.

Para ingressar no programa, você deve estar acima da nota de corte do Enem, em 2019 foram contemplados 203 mil estudantes com a entrega de bolsas.

Prouni 2020
Prouni 2020

Cursos mais procurados no Prouni 2020

O curso mais procurado pelos interessados na Bolsa está o de Engenharia, que se trata de uma mudança em relação aos últimos anos, já que Administração e Direito costumavam encabeçar a lista.

Vamos listar e falar um pouco sobre os 10 cursos mais concorridos para o Prouni, prepare-se, estude e boa sorte. A boa notícia é que você pode marcar até 2 opções na sua inscrição do programa.

Engenharia Civil

O país passou por um importante boom na construção civil, e o mercado de engenharia teve seu interesse despertado, já que não havia oferta de trabalhadores à altura da demanda. O engenheiro civil será responsável por projetar, gerenciar e executar obras como prédios, pontes, viadutos, estradas, barragens, casas. Ele será responsável por toda execução do projeto e sua segurança.

Prouni 2020

Administração

O administrador pode trabalhar e se especializar em várias áreas de uma empresa, como financeiro, material, humano. Por ser uma área ampla, em que o estudante pode testar suas habilidades e focar na que mais lhe interessa, administração é o curso mais ofertado em todo o país, com mais de 2 mil cursos à sua escolha.

Prouni 2020

Ciências Contábeis

O estudante desse curso sairá pronto para registrar atos e fatos administrativos da empresa e identificar e relatar informações tanto financeiras quanto operacionais para uso interno e externo.

Prouni 2020

Saiba mais:

Direito

O estudante deste curso, precisa prestar a prova da OAB para atuar como advogado na faculdade, é um curso com várias vertentes, criminal, civil, ambiental, penal, trabalhista, tributário entre outros. É uma das carreiras mais tradicionais do mercado, porém bastante disputada também. Seja qual for a área escolhida, o advogado é um estudante eterno, já que estará sempre analisando casos e leis, interpretando-as.

Prouni 2020

Cursos mais procurados Prouni 2020

Educação Física

O profissional de essa área estará apto para dar aulas em escolas e faculdades, treino de personal trainer, trabalhar em academias. Ele é responsável por conhecer o melhor tipo de atividade física e treinamento para o seu aluno, estudando sua fisiologia e respeitando os limites de cada corpo.

Prouni 2020

Enfermagem

O estudante desse curso aprenderá toda a rotina de um hospital, aprendendo a restabelecer ou manter a saúde dos seus pacientes em conjunto com a equipe profissional responsável por aquela área. Será responsável pela higiene, alimentação, administração de remédios e curativos. Hoje em dia, podemos encontrar esse profissional em clínicas, empresas, escolas infantis entre outros.

Prouni 2020

Fisioterapia

É o profissional que trata e previne lesões a base de tratamentos com sessões de exercícios, massagens.

Medicina

Não é preciso dizer muito sobre esse curso, profissão nobre com várias especialidades à escolha, mas que só pode ser optada após o curso regular

Pedagogia

esse profissional estuda e entende os métodos de ensino. Ele pode trabalhar tanto na coordenação de ensino quanto sendo professor. Trabalhe diretamente com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação à distância.

Psicologia

Esse profissional irá estudar o comportamento psíquicos dos seus pacientes para tentar auxiliá-lo em seus conflitos e dificuldades, através de observação e análises durante o tratamento.

Prouni 2020
Prouni 2020

Inscrições Prouni 2020

Para se inscrever no Programa Universidade Para Todos, você deve ficar de olho no período aberto para a candidatura. O MEC ainda não informou as datas para se inscrever no primeiro semestre. Para isso, você deverá realizar o ENEM este ano e ficar atento sobre o período de candidatura que será divulgado primeiramente neste site aqui.

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, geralmente, no mês de janeiro, para início das aulas no primeiro semestre. E no mês de julho, para início das aulas no segundo semestre.

No ato de sua inscrição, quando for fazê-la, você terá oportunidade de escolher até duas opções de cursos, que podem ser da mesma faculdade ou não.

Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas. Mas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

PROUNI 2020: Inscrições, Data, Cursos, Calendário, Vagas

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *